Como aumentar sua eficiência ao escrever textos acadêmicos


A opção por uma carreira com base no ensino superior é um passo muito importante. Para além dos resultados que se pretende obter ao final da graduação, especialização, mestrado ou doutorado, todo o processo em si se desmembra em uma quantidade significativa de atividades menores, sem as quais o resultado _ o título _ não será atingido. Muitas vezes, a quantidade e o grau de dificuldade das exigências podem fazer você se questionar sobre suas escolhas. Exige-se que o aluno tenha um nível de produtividade que requer certo grau de organização.

Foi pensando em ajudar você a ser mais eficiente para a produção do seu texto acadêmico – seja ele um artigo científico, um TCC, uma dissertação ou uma tese – que preparei uma lista de dicas bem simples. Colocá-las em prática vai torná-lo(a) muito mais efetivo, garantindo assim o seu sucesso no ambiente acadêmico. Acompanhe!

TENHA CLAREZA SOBRE SEUS OBJETIVOS E PRIORIDADES: A partir do momento em que você sabe onde quer chegar, fica mais fácil mapear o que precisará fazer para isso. A falta de clareza em relação aos seus objetivos faz você andar em círculos, perdendo um tempo precioso e despendendo energia em aspectos com pouca ou nenhuma importância. Por isso, definir objetivos e prioridades é a etapa fundamental a partir da qual as demais poderão fazer sentido.

FAZER UM PLANEJAMENTO EM TRÊS NÍVEIS: De posse dos seus objetivos, você deve agora dividi-los em três níveis: Grandes objetivos: São aqueles que demandam mais tempo e que, por isso, são desmembráveis em porções menores; Desmembramentos dos grandes objetivos: são as partes dos grandes objetivos, conforme referido anteriormente; e Plano de ação: o que fazer a cada semana e, em um nível maior de detalhe, a cada dia. É nesta etapa que você vai observar, por exemplo, aquele período de provas e/ou seminários em que você vai conseguir ser menos produtivo. É aqui também que você vai prever algum compromisso pessoal ou de trabalho que vá interferir por alguns dias no seu processo de escrita.

CONHEÇA E ORGANIZE SUA ROTINA: Conciliar trabalho, estudos, família ou relacionamentos, lazer e outras demandas do cotidiano não é uma tarefa fácil. Acrescentar a essa mistura a escrita de um texto acadêmico pode ser um grande fator ansiogênico, podendo levar você até a desenvolver problemas de saúde. Para que isso não aconteça, é que proponho que você se planeje. Um bom planejamento retira a ansiedade, pois você já sabe que vai conseguir cumprir com as tarefas a tempo, há tempo previsto para tudo. Porém, não há como fazer um planejamento efetivo – e depois executá-lo – sem, antes, conhecer a sua rotina. Mapeie criteriosamente sua rotina, incluindo tudo, das tarefas mais simples às mais complexas. É assim que você vai descobrir qual é o seu tempo livre e se você tem alguma brecha de tempo que está sendo mal utilizada. É a partir dessa observação que você vai inserir os momentos que serão dedicados à escrita nos intervalos mais adequados e, assim, poderá prever o quanto poderá produzir ao longo do tempo.

ORGANIZE O SEU LOCAL DE TRABALHO: Essa dica vale tanto para seu espaço físico de trabalho quanto para o seu computador. A organização tem um ótimo efeito contra a procrastinação e o desânimo na hora de encarar seu trabalho escrito. Em um ambiente organizado, você saberá exatamente onde parou, onde deixou seus materiais, o que deve ser feito a seguir e até mesmo como se reorganizar caso necessário. Organizar-se é otimizar o tempo. DIMINUA AS DISTRAÇÕES E MANTENHA O FOCO: Vivemos uma época em que há muitas distrações disputando nossa atenção. Quando falamos em dispositivos móveis em uma vasta gama de aplicativos, muitas vezes é preciso tomar uma atitude para evitar que seu tempo escoe apenas absorvendo informações pouco relevantes para seus objetivos. Aplicativos como Forest, AppBlock, Detox e Stay Focused foram criados para ajudar você a ficar afastados das redes sociais, permanecendo focado na sua escrita. E lembre-se: o que importa é a qualidade e não a quantidade. Se você conseguir permanecer focado por 30 minutos, aproveite seu tempo ao máximo.

NÃO CAIA NA TENTAÇÃO DE SER TENTAR SER MULTITAREFA: São várias as pesquisa científicas que comprovam que nosso foco atencional não se divide, ou seja, nosso cérebro só se concentra de maneira eficaz em uma coisa de cada vez, dando menor ou nenhuma atenção ao restante. Quando tentamos realizar mais de uma atividade ao mesmo tempo, o cérebro acaba colocando uma das tarefas em modo automático para que possa se dedicar à outra, à qual presta de fato atenção. Nesse contexto, temos a impressão de que estamos fazendo duas coisas simultaneamente, , nenhuma delas está sendo feita de forma tão eficiente quanto se estivéssemos nos dedicando exclusivamente a cada uma.

DEDIQUE-SE AO SEU DESCANSO: É preciso lembrar que, por mais que você queira ter bons resultados, sua vida não se resume ao seu trabalho, estudos e produção acadêmica. Por questões de saúde física e mental, você deve dar igual importância ao convívio com a família e amigos, bem como aos momentos de diversão. É nos momentos de lazer e descanso que você vai recarregar as energias para conseguir dar continuidade ao seu projeto de escrita. Quando o cérebro está cansado, os neurônios têm mais dificuldades para lidar com novos conteúdos, estabelecer relações e principalmente para reter informações na memória de trabalho e, com o tempo, conduzi-la para a memória de curto prazo e fixá-la na memória de longo prazo. Os intervalos para descanso são fundamentais para que você consiga restaurar o bom funcionamento cerebral (e corporal também), auxiliando você a retomar a concentração ou até mesmo a ter novas ideias. Com essas dicas, você pode observar que é possível, com um toque de autoconhecimento e organização, otimizar sua produtividade acadêmica sem fazer alterações drásticas em seu cotidiano. Tudo é uma questão de realinhar sua rotina aos seus objetivos e propósito.